Investimento ou Custo?
Uma determinada empresa quer contratar você ou sua empresa para fazer um trabalho promocional. O cliente pergunta: “Quanto custa para fazermos essa promoção de midia impressa?”
O que você responde?
Se estamos falando de promocional já não se trata de custo, mas sim será um investimento.
O retorno vai depender do trabalho e conhecimento de sua equipe e você precisa se dedicar e pesquisar a fundo o que seu cliente quer para garantir-lhe esse retorno.
Mídia impressa geralmente é um trabalho para fazer a fixação de imagem/marca do cliente, uma promoção para aumento de vendas ou, ainda, para buscar novos clientes.
Tudo isso é um trabalho de grande responsabilidade que algumas agencias de publicidade não conseguem passar ao cliente, valorizando seu trabalho e justificando o valor do trabalho. Muitas vezes não conseguem porque o cliente já começa pressionando e dizendo que não tem dinheiro para “gastar”, em outras é por falta de conhecimento de quem está oferecendo o trabalho e/ou fazendo o atendimento ao cliente (a Denise tem comentado muito aqui no blog da importância do Atendimento).
Eu, com toda certeza, diria ao cliente: “Se você quer fazer uma campanha e diz que não tem dinheiro não tem como fazer o trabalho, é necessária uma verba viável para que o projeto tenha sucesso para você e para mim”.
Este trabalho não pode ser considerado custo, mas sim um investimento, é isso que você tem que insistir, pois só assim o cliente acredita e paga o que é justo e, você sendo capaz, com certeza será sucesso.
Por isso quem acha que é só fazer um curso de Corel e sair ganhando dinheiro, vai quebrar a cara. Infelizmente (ou felizmente, para os bons profissionais).
Encerro com uma frase que acho bem pertinente: “Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar autor da própria história”.
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