Roberto Marchesoni Grafica9 - Consultoria

PAPEIS E AS VARIAÇÕES DE TONALIDADES E GRAMATURAS

                       VARIAÇÕES DE TONALIDADE, GRAMATURA E RIGIDEZ

Atualmente no mercado há uma variedade de papéis nacionais e importados.

Os quais podem sofrer variações nas gramaturas, na tonalidade e na rigidez em virtude da produção de lotes diferentes.

Isso acontece por vários fatores: matéria prima(base), clima, química aplicada de acordo com a matéria prima utilizada, processos de produção.

 Principalmente os papes importados aparentam ser mais finos que os nacionais.

Isso pode gerar problemas em trabalhos que tenham alta repetição de impressão em curto espaço de tempo ou em vários trabalhos onde não se consegue usar papeis do mesmo lote de fabricação para produzi-los.

Para que haja um controle de cada lote produzido, todo pacote de papel tem uma etiqueta de identificação onde consta a gramatura, largura/comprimento, tipo de papel e data de fabricação.

Há também um código de barra para identificar os pacotes, pois caso haja algum problema, este código é enviado ao fabricante o qual fornece um laudo do mesmo.

A norma que regulamenta a produção de papel aceita uma variação de ate 5% para mais o para menos da gramatura.



Também podendo haver variações na cor do papel.

Os papeis brancos podem ser mais ou menos brancos.  e nos papeis coloridos acontece a mesma coisa, porem com menos variações porque a composição química tem mais influencia nesses papéis.

No Brasil as gramaturas dos papeis couche, usados em revistas, catálogos, folders e folhetos são:
* 70/75/90/115/150/170 e 210 gramas

Os importados são:
* 70/75/90/115/150/170/250/270/300,350 gramas.

Porem as gramaturas mais baixas há certa dificuldade em encontra-los,  pois em geral são fabricados em bobinas e usados em impressoras rotativas.

CARTÕES
A mesma coisa acontece com os cartões nacionais e importados, porem existe cartões importados com melhor aparência e brancura do que os nacionais, mas que geram dificuldades quando é preciso fazer vincos ou corte/vinco nesses cartões, podendo apresentar rachaduras nos vinco ou cortes.

Todo papel tem seu preço calculado por m2/gramatura(espessura)

Hoje em dia os papeis são produzidos em varias medidas e o mais utilizados (64x88), (66x96), (76x112), (89x117)

Há também os chamados "pontas de bobina" que são os primeiros metros usados para acerto na produção, estes papéis podem apresentar variação nas gramaturas e formatos.
Algumas gráficas optam por compra-los por questão de menor preço, não se preocupando com o resultado final do trabalho fornecido ao cliente, normalmente comprometendo a qualidade final.

Duvidas-
robertomarchesoni@gmail.com
robertomarchesoni.blogspot.com
Roberto.Marchesoni1 - Skype
11-97144-0298



Meu lema é: Servir.

  ALMARIAS - Condomínio Alto padrão com terrenos de 20.000mts Jundiaí lançou o ALMARIAS, um condomínio magnifico. São 113 lotes de 20.000mts...